Você conhece o TARUBÁ?

Você conhece o TARUBÁ?

Doses de tarubá são servidas no último dia da Festa do Sairé, em Alter do Chão, vila balneária pertencente a Santarém, no Pará.
Você já ouviu falar na bebida conhecida por nome TARUBÁ? Muitas pessoas nunca ouviram falar nessa palavra, alguns já ate beberam sem saber como é feita a preparação.

A bebida do tarubá é feita a parti do caldo da mandioca, para se te o caldo esse processo é igual a uma a parte da preparação da farinha e colhida à mandioca, lavada, descascada, amassada e depois colocada no tipiti. A massa ela libera um caldo esse líquido é toxico ele não é usado no tarubá mais é usado para ser feito o tucupi que veremos outro dia. Ela deve ficar escorrendo por no mínimo 5 minutos e depois são colocada na peneira e jogada em um forno para fazer o beiju em quanto isso às palhas de palmeira são separadas para que seja jogada em cima.

Com um processo longo gerou a poupa de tarubá quando maior o contato com o curumí maior vai ser o teor de alcoólico por conta da fermentação, para preparar um balde de massa é preciso 30 quilos de mandioca.

A poupa pode ser batido do liquidificador somente com água ou com leite e açúcar depois disso é só apreciar a deliciosa bebida indígena. Onde os indígenas tomam mais a bebida e no ritual do tarubá e em outros rituais também. Quer provar nossa bebida vem pra Santarém.


Comentários

Postagens mais visitadas