Vou Acreditar - Ekranoplanos. Os soviéticos começaram a construir tais naves no final dos anos 50.



Ekranoplanos.  Os soviéticos começaram a construir tais naves no final dos anos 50. Os primeiros passaram a operar nos anos 60, sendo o maior deles o KM (Korabel Maket, modelode navio ou navio-protótipo), que entrou em operação em 1965.
Com 106 m de comprimento, 40 m de largura e pesando 540 ton, o KM era capaz de transportar 400 soldados a 500 km/h, com alcance de 3.000 km. Em termos de comparação, era 50 % maior que os 70 m de um Jumbo 747.
Eles eram enormes barcos voadores, planejados a executarem um grande leque de missões da Guerra Fria, inclusive possibilitar o desembarque de centenas de milhares de tropas em uma grande invasão aos Estados Unidos.
O grande interesse da Marinha Soviética era que esses barcos voavam tão baixo que não seriam captados por radares, como o seriam os aviões, e tampouco apareceriam aos sonares dos submarinos desde que não tocassem a água. Era uma combinação perfeita para uma surpresa e tanto.
Quando um satélite espião americano fotografou a nave, os militares do Pentágono a apelidaram de Monstro do Mar Cáspio, mar interior da Rússia onde era testado.


5177068_xlarge

Comentários

Postagens mais visitadas